
Revisado por Camila Marangoni - Especialista em Planos de Saúde em 09/08/2023
Entenda o que é um plano de saúde, tipos de planos, carência, coparticipação, reembolso e muito mais. Confira!
O plano de saúde é uma modalidade de prevenção e tratamento de saúde na qual os beneficiários identificam a apólice que melhor pode cobrir as suas necessidades e objetivos.
Esse serviço costuma oferecer assistência médica e hospitalar por meio de uma mensalidade. E pode ser de grande ajuda para urgências e emergências com atendimento diferenciado.
Entenda a seguir, quais são as vantagens dos planos de saúde e como você pode identificar as melhores oportunidades do mercado!
Neste artigo você encontra:
Planos de saúde foram idealizados quando o sistema de saúde público apresentou carências difíceis de solucionar em curto ou médio prazo. Dessa maneira, empresas privadas passaram a oferecer o serviço com acesso à rede privada de instituições de saúde mediante pagamento.
Hoje, o plano de saúde é um meio completo de prevenção e tratamento, oferecendo opções que ajudam a personalizar o serviço contratado com o tipo de cobertura, o tipo de acomodação e até mesmo a abrangência da rede credenciada do convênio (que é uma lista com os hospitais, clínicas e laboratórios disponíveis no plano contratado).
Vale a pena ficar de olho nos tipos de planos de saúde que podem ser encontrados no mercado e, assim, agregar versatilidade, comodidade e personalização no atendimento. Confira quais são!
Tipo de plano de saúde que atende a um grupo de pessoas físicas que tenham o mesmo vínculo — pode ser, por exemplo, um sindicato ou entidade de classe. Assim, essas pessoas se beneficiam de uma contratação coletiva do plano de saúde e sem a necessidade de CNPJ para isso (já que essa é uma modalidade mais comum ao plano de saúde empresarial).
O plano de saúde para empresas se classifica em grupos de 2 a 29 pessoas, de 30 a 99 pessoas e de 100 a 199 pessoas. Assim, pequenas, médias e grandes empresas podem ter acesso a um plano de saúde com grande cobertura e cujos benefícios podem se estender aos seus dependentes, inclusive. E os preços tendem a ser mais atrativos, já que trata-se de uma contratação coletiva.
Assim como funciona o plano coletivo por adesão, o plano de saúde individual pode ser feito por pessoa física que não possui vínculos empregatícios, mas conseguem ter acesso a esse tipo de serviço ao vincular-se a um sindicato ou entidade de classe.
Você sabia que você pode contratar um plano de saúde familiar por meio de uma curiosa situação? Basta analisar a melhor opção de plano de saúde para PME (Pequenas e Médias Empresas). Nela, tudo o que você precisa é de um CNPJ e ter pelo menos duas pessoas para ingressar no plano — desde que uma delas seja o titular do CNPJ.
Preencha o formulário que nossos especialistas entrarão em contato!
Vamos entender, agora, o que um plano de saúde cobre? Abaixo, você vai entender melhor quando o seu convênio é necessário e de quais formas ele pode ser utilizado.
O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde tem tudo a ver com a cobertura de um plano de saúde Amil ou de qualquer outra operadora. Divulgada e atualizada pela própria ANS, a lista inclui todo tipo de procedimento incluso na apólice, como:
Segmentações assistenciais são classificações que podem ou não ter cobertura no seu plano de saúde e que, hoje em dia, se ramifica em 12 tipos:
Existe, ainda, o tipo de acomodação que os planos de saúde oferecem em cada modalidade. Quando em enfermaria, a internação ocorre em um quarto coletivo. Já o apartamento é um quarto individual e que oferece um atendimento mais privado e exclusivo.
Ao contratar um plano de saúde da Amil ou de outras empresas, você deve se atentar à abrangência da cobertura (se regional ou nacional), à forma de pagamento do serviço e também à possibilidade de incluir dependentes.
Além dos itens acima citados, como o tipo de acomodação, por exemplo. Pois isso tudo vai influenciar no preço da mensalidade, e dos tópicos que citaremos logo a seguir.
Rede credenciada é a lista de instituições de saúde (hospitais e laboratórios) disponíveis no plano de saúde por você contratado. Lembrando que, quanto mais qualificada a rede, maior deverá ser o seu investimento no plano de saúde de sua preferência.
Coparticipação é uma modalidade na qual o beneficiário paga pela sua mensalidade e, também, por uma porcentagem de cada serviço do plano de saúde utilizado. Isso pode baratear bastante o serviço caso o usuário acione pouquíssimas vezes o seu plano de saúde.
Às vezes, o beneficiário pode requerer atendimento de um tipo de especialista ou médico que não consta em sua apólice. Nesses casos, a opção de reembolso faz toda a diferença para obter o atendimento desejado e, em seguida, solicitar o reembolso das despesas diretamente com a sua operadora de saúde — o valor do reembolso varia entre os tipos de planos de saúde e as operadoras também.
Carência, em planos de saúde, se configura como o tempo de espera entre a contratação do serviço e a possibilidade de usá-lo. Confira, a seguir, como funciona a carência para os principais tipos de procedimentos:
Dependentes são os parentes de primeiro grau do beneficiário, além de cônjuges e filhos.
Quer saber mais sobre os melhores planos de saúde Amil? Aqui, no Planos Amil você pode ter acesso a uma cotação personalizada e totalmente alinhada com o seu perfil!