logo amil corretor habilitado
mulher de cabelos soltos, sorridente e com camiseta salmão

Escrito por: Paloma Santos

  • 09/02/2023
  • 7min de leitura
  • Atualizado em 08/01/2024

Revisado por Camila Marangoni - Especialista em Planos de Saúde em 09/08/2023

médico com jaleco branco e estetoscópio coloca moeda com símbolo da saúde em cofrinho azul

O que é reembolso de plano de saúde?

Existem planos de saúde que oferecem o recurso de reembolso para os seus beneficiários, o que pode ser uma excelente pedida para quem gostaria de ter acesso a serviços que não estão incluídos na rede credenciada da operadora.

Mas é normal que muita gente não saiba o que é o reembolso do plano de saúde e tampouco como funciona. E, por isso, vamos mostrar como você pode ter acesso aos serviços que quiser — mesmo que não estejam inclusos na apólice — e poder solicitar um valor de volta para a própria operadora. Confira!

Neste artigo você encontra:

  1. Todos os planos de saúde têm reembolso?
  2. Quais são as situações previstas de reembolso?
  3. Como é calculado o reembolso de plano de saúde?
  4. Quando posso solicitar o reembolso?
  5. Como pedir reembolso para a Amil?
  6. Quais procedimentos possuem cobertura de reembolso?
  7. Qual o prazo para solicitar o reembolso?
  8. Quais as vantagens em ter plano de saúde com reembolso?
  9. Como declarar reembolso de plano de saúde no Imposto de Renda?

Todos os planos de saúde têm reembolso?

Não, nem todos. A maior parte das operadoras de saúde, como a Amil, têm a opção de reembolso, mas isso não significa que a modalidade está presente em todos os planos.

Normalmente, nos planos mais básicos das operadoras, o reembolso não está disponível, mas o recurso — e o valor máximo de reembolso — tendem a aparecer e ser melhores nas opções intermediárias ou mesmo premium das operadoras.

Quais são as situações previstas de reembolso?

Embora o reembolso seja um atrativo de muitos planos de saúde, o que existe como obrigatória é a cobertura para os beneficiários em situações especiais, de acordo com a Resolução Normativa N.º 566 da ANS. A seguir, vamos destacá-las para você conhecer cada uma delas:

  • urgência e emergência;
  • indisponibilidade do serviço necessário em sua região de abrangência;
  • recusa de atendimento;
  • tempo de espera muito longo.

Como é calculado o reembolso de plano de saúde?

O cálculo do reembolso do plano de saúde varia de acordo com cada operadora. Ou seja: cada uma tem a sua própria política e costuma ser bem esclarecida no momento de leitura do contrato de adesão.

Até por isso, é fundamental ler com calma e detalhadamente o contrato antes de contratar um plano de saúde. Não feche o contrato sem, antes, ter tudo devidamente explicado sobre seus direitos e os benefícios oferecidos pelo plano selecionado.

Mas, com relação ao cálculo em si, vale a pena observar que o resultado é avaliado a partir de uma porcentagem pré-definida de acordo com cada plano e de cada operadora.

Por exemplo: tem operadoras que oferecem reembolso de 100% do valor. Outras, de 30% do valor pago no serviço médico utilizado fora da rede credenciada.

Quando posso solicitar o reembolso?

Como destacamos acima, existem situações especiais nas quais as operadoras de saúde autorizam o serviço necessário e, em seguida, a solicitação de reembolso. Confira:

  • situações de urgência e de emergência;
  • complicações gestacionais;
  • casos de urgência (mas sem risco de morte);
  • atendimento que não oferece cobertura para a rede credenciada do seu plano de saúde.

Qualquer outro tipo de ocorrência e de situação são consideradas eletivas pelas operadoras de saúde. E, com isso, o pedido só vai ser analisado e concedido se a condição em questão estiver prevista no contrato do seu plano de saúde.

Como pedir reembolso para a Amil?

Hoje em dia, existem múltiplas facilidades para solicitar o reembolso do seu plano de saúde da Amil. Confira:

  • acesse o site ou o aplicativo da operadora;
  • digite seu CPF (ou número do beneficiário — que é o número do cartão) e sua senha;
  • realize o cadastro de recibos (ou da nota fiscal) no menu de reembolso e, depois, selecionando a opção “solicitação de reembolso”.

Vale lembrar que esse pedido deve ser feito em até 12 meses após a data do atendimento (mas considere consultar o contrato para averiguar se existem cláusulas que mantenham esse prazo inferior a 12 meses).

Imagem da CTA

Encontre o plano ideal para você

Preencha o formulário que nossos especialistas entrarão em contato!

Quais procedimentos possuem cobertura de reembolso?

A Agência Nacional de Saúde (ANS) tem uma série de procedimentos que permite a utilização do recurso de reembolso no plano de saúde. Confira a seguir, quais são:

  • consultas de pediatria;
  • atendimento em clínica médica;
  • cirurgia geral;
  • ginecologia e obstetrícia;
  • consultas nas demais especialidades médicas;
  • consulta com psicólogo;
  • serviços de diagnóstico;
  • atendimento de urgência e de emergência.

Qual o prazo para solicitar o reembolso?

Como apontamos anteriormente, o reembolso segue prazos específicos de acordo com a sua apólice e também a operadora de saúde. Em geral, o prazo máximo é de 12 meses, mas isso pode variar de acordo com o que está previsto no seu contrato.

Quais as vantagens em ter plano de saúde com reembolso?

O ponto-chave está na possibilidade de obter o atendimento especializado de sua preferência ou necessidade mesmo quando você não tiver a cobertura por meio da rede credenciada do seu plano de saúde. 

Assim, você obtém o serviço e/ou atendimento que precisa, e ainda conta com a possibilidade de ter de volta uma porcentagem — que varia de acordo com a operadora e o seu convênio médico — desse valor.

Como declarar reembolso de plano de saúde no Imposto de Renda?

Outro ponto interessante do reembolso é que ele pode ser adicionado à sua declaração do Imposto de Renda. Para isso, acesse o programa para realizar a sua declaração e acesse a ficha “Pagamentos Efetuados” do Imposto de Renda. Em seguida, aponte o código correto para a despesa médica, insira o custo total do reembolso, no campo “Valor pago”, e informe também o valor do reembolso que a operadora ofereceu no campo “Parcela não dedutível/valor reembolsado“.

Com isso, você consegue o reembolso do seu plano de saúde e, ainda, eventuais restituições na sua declaração do Imposto de Renda.

E se você está à procura de um plano de saúde que possa te dar a opção de reembolso, entre outros benefícios, considere o auxílio de especialistas para encontrar o melhor produto para as suas necessidades e objetivos. 

Para isso, basta solicitar uma cotação, preencher alguns dados, que um de nossos especialistas entrará em contato e você contará com um atendimento diferenciado e personalizado!

desenho de notebook, folha de papel e lápis em tons de azul

Inscreva-se para receber nossa Newsletters