Revisado por Camila Marangoni - Especialista em Planos de Saúde em 15/08/2023
Escolher o melhor plano de saúde tem tudo a ver com a manutenção e promoção do seu bem-estar e da sua qualidade de vida. Afinal de contas, os serviços e vantagens inclusos em cada convênio devem estar bem alinhados com as suas necessidades.
Acontece que, mesmo sendo um serviço popular no país, com mais de 50 milhões de beneficiários, muita gente não sabe como funciona o plano de saúde.
E isso pode fazer com que elas gastem mais do que deveriam em convênios médicos que não solucionam as suas necessidades.
Por isso, preparamos um artigo que vai te ajudar a escolher o melhor plano de saúde. Confira e inspire-se em nossas sugestões!
Neste artigo você encontra:
O primeiro passo deve ser o de identificar, de acordo com o seu perfil, o melhor plano de saúde. A seguir vamos explorar os pontos-chave que podem nortear a sua pesquisa e, assim, alcançar o produto ideal.
Você está em busca do melhor plano de saúde só para você ou para toda a família? Ou, quem sabe, está à procura de um convênio médico para a sua empresa — seja ela de pequeno, médio ou grande porte?
Essa é a primeira pergunta que deve ser feita. Porque é a partir dela que você pode filtrar as melhores empresas do ramo. Os planos de saúde da Amil, por exemplo, são mais populares para todos os perfis porque, ao longo dos anos, a operadora se especializou em todos os ramos para garantir o melhor atendimento em saúde para a pessoa física e também para a pessoa jurídica.
Você está pensando em um plano de saúde como uma forma de se prevenir contra problemas de saúde ou já imagina que vai fazer uso constante do seu convênio?
Isso, como você já deve imaginar, também vai influenciar no preço e nos serviços de sua necessidade. Opções como a coparticipação fazem com que o seu convênio seja mais econômico se você não faz uso frequente dele. Porém, o beneficiário deve arcar com uma porcentagem de cada serviço utilizado ao utilizar o plano de saúde.
Perceba que isso não se mostra tão vantajoso para quem convive com uma doença crônica, por exemplo, e usa o seu convênio com mais frequência. Mas para ambos os casos, deve ter dado para entender que esse tipo de situação ajuda a te deixar diante dos melhores serviços à sua disposição e para o seu perfil.
Você sabia que, à medida que envelhecemos, o preço dos planos de saúde aumentam? O motivo para isso é facilmente explicado pelas próprias necessidades do nosso corpo quando alcançamos a vida adulta e melhor idade: os riscos de saúde são proporcionalmente maiores.
E isso afeta o uso desse tipo de serviço e também nas despesas geradas para as operadoras. É uma forma de compensar a diferença de acordo com cada faixa etária.
Mas não para por aí. Com o tempo, necessidades especiais podem surgir. O que tende a exigir uma atenção dedicada ao tipo de cobertura que cada convênio oferece.
Você que já sabe o que é o plano de saúde pode, também, aprender mais sobre tudo aquilo que traz mais capacidade de personalização ao seu atendimento.
E, abaixo, você vai entender alguns dos principais aspectos que podem influenciar na sua decisão para escolher o melhor plano de saúde.
Um plano de saúde com cobertura ambulatorial é mais acessível porque a sua cobertura de atendimento é reduzida se compararmos com o plano de saúde hospitalar.
Isso porque, a modalidade ambulatorial oferece cobertura para:
Porém, o mesmo plano de saúde não tem abrangência na cobertura de cirurgias mais complexas ou mesmo de internações. Portanto, é um fator a ser analisado cuidadosamente para garantir que você tenha a melhor cobertura de acordo com o seu perfil.
Por sua vez, o plano hospitalar possui a amplitude e abrangência que falta ao convênio médico ambulatorial. Isso inclui:
No caso da obstetrícia, as pacientes contam com uma cobertura dedicada ao período de gestação, o que inclui o pré-natal, parto e puericultura.
É interessante observar que isso também permite mais detalhes para filtrar a sua pesquisa para escolher o melhor plano de saúde. Afinal, a obstetrícia é uma cobertura indicada para o planejamento de todo o período de gravidez (e após o parto). E, assim, garantir apoio e cobertura para todas as necessidades da gestante.
Criado por meio da lei 9656, o plano de saúde referência tem o diferencial de apresentar todos os recursos de um plano ambulatorial, mas com uma cobertura complementar que se vê apenas nos planos hospitalares (inclusive, com opção de obstetrícia).
Além disso, os procedimentos inclusos no rol de procedimentos da ANS estão presentes nessa modalidade. E, antes que você pense que esse tipo de serviço é o mais indicado em qualquer ocasião, vale a pena se aprofundar em suas particularidades.
Isso porque, o plano de saúde referência só contempla acomodação em enfermaria (quarto coletivo) e não em quarto individual. Ainda assim, é uma modalidade com a qual as operadoras de saúde conseguem criar diferenciais para montar planos exclusivos — o que pode encarecê-lo se compararmos com um plano ambulatorial, por exemplo.
Preencha o formulário que nossos especialistas entrarão em contato!
Outro ponto de muita atenção na hora de escolher o melhor plano de saúde: a rede credenciada.
Caso não tenha familiaridade com o tema, a rede credenciada nada mais é do que as opções em hospitais, laboratórios e especialistas médicos de cada um dos planos de saúde das operadoras.
Por exemplo: o plano de saúde premium da Amil dá acesso a alguns dos melhores hospitais do país, como o Albert Einstein — inclusive, com telemedicina com especialistas da instituição. Ou seja: quanto mais completo o seu convênio médico, mais (e melhores) opções do mercado você terá acesso para consultas, exames e procedimentos.
Não à toa, esse é um dos motivos que fazem com que muitas pessoas prefiram escolher um plano de saúde Amil: sua rede credenciada, que costuma se destacar diante da concorrência.
Por falar em rede credenciada, a sua importância está relacionada a três fatores principais:
Basicamente, quanto mais distinta e ampla for uma rede credenciada, melhor serão as suas escolhas na hora de buscar atendimento de emergência, especializado ou para a realização de exames. E isso é algo a ser considerado na hora de escolher o melhor plano de saúde.
Como é a variedade de hospitais, clínicas e laboratórios perto de onde você vive? E perto do seu trabalho? Considere as opções mais acessíveis e em torno das áreas onde você mora e trabalha para que, diante de uma necessidade (de urgência ou não), você sempre esteja a poucos minutos de uma instituição de saúde para realizar o atendimento necessário.
Com mais atenção aos detalhes, dá para escolher o melhor plano de saúde. E para que você entenda quais são esses detalhes incluídos em cada convênio médico do mercado, reunimos cada um deles nos tópicos abaixo, confira.
Cada plano de saúde tem um ou mais diferenciais — se comparado com outros da mesma categoria ou com planos da mesma empresa. E você deve colocar os seus favoritos lado a lado para identificar o que cada um tem em comum e o que diferencia-os além do preço.
Assim, você consegue selecionar as opções ideais para que elas atendam às suas necessidades e o que você considera como diferenciado para tomar a sua decisão.
A coparticipação em planos de saúde funciona assim: a mensalidade é relativamente mais barata do que as opções sem coparticipação. Mas, ao usar o seu convênio médico, você vai pagar por uma porcentagem dos serviços realizados (como consulta, exames, procedimentos etc.).
E por que isso pode ser um ponto positivo (mas também negativo)? Porque a coparticipação se torna uma alternativa mais acessível se você não faz uso constante do plano de saúde.
Dessa maneira, enquanto não utiliza-o, você paga apenas pelo valor reduzido da mensalidade. E, ao usá-lo, o percentual é acrescido no valor da próxima mensalidade.
Isso deixa de ser uma vantagem se você acaba acionando o plano de saúde constantemente. O que encarece o valor da mensalidade e perde o diferencial de oferecer um bom custo benefício.
Planos de saúde passam por um reajuste que é calculado anualmente. Isso é feito com base em índices que ajudam as operadoras de saúde a definirem um valor que evite o prejuízo delas, independentemente de quantas vezes os segurados utilizem seus respectivos planos de saúde.
Mesmo assim, vale a pena fazer uma análise dos ajustes anteriores e das previsões para o próximo reajuste. Isso permite que você tenha uma previsão mais assertiva sobre o quanto vai gastar com seu convênio médico sem riscos de surpresas nos meses seguintes.
Outro ponto muito importante: a operadora de saúde com a qual você vai contratar um plano de saúde.
E por que isso é algo a prestar atenção?
Simples: além dos serviços de saúde, em hospitais, laboratórios e clínicas, você vai lidar com a operadora para resolver qualquer pendência a respeito do seu convênio médico. Daí, a importância em contar com uma empresa séria e que se dedique a cuidar, de fato, dos seus clientes.
Aproveite para conferir o que faz toda a diferença na hora de escolher o melhor plano de saúde.
Utilize sites como o Reclame Aqui ou as próprias redes sociais das operadoras. Essa é uma excelente forma de saber como os clientes dessas empresas avaliam os serviços e a relação que elas mantêm com os consumidores.
Para isso, aproveite para conferir comentários nas postagens das redes sociais e digite o nome de cada operadora de saúde em sites de avaliações online como o que citamos acima. Dessa maneira, você pode entender quais são os pontos positivos e negativos que deve encontrar pela frente ao contratar o plano de saúde com essa instituição.
Conhece alguém que faz uso da operadora com a qual você pretende escolher o melhor plano de saúde? Então, pergunte a essas pessoas quais são as suas impressões sobre o serviço.
Confiar na opinião de alguém que você conhece pode ter um peso ainda maior na decisão, considerando que nem sempre as avaliações que você busca na internet são atuais.
A ANS é o órgão responsável por regular as atividades das operadoras de saúde no país. Com isso, vale a pena avaliar os índices em torno da instituição com relação às empresas que sempre estão em destaque.
Inclusive, existe o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) que o órgão mantém atualizado constantemente. Nele, é possível acompanhar o ranking de cada operadora (geral e com análises individuais de serviços, como a garantia de acesso e qualidade em atenção à saúde, entre outros).
Podemos adiantar, inclusive, que a Amil está entre as cinco melhores operadoras do Brasil. Algo que pode ajudar no seu processo de decisão entre os melhores planos de saúde. E no próprio IDSS, a operadora tem uma média de 0,7577 atualmente — o máximo é um ponto. Um índice geral com 75% de aprovação.
Operadoras de saúde buscam diferenciais que ajudam a gerar uma competição saudável para o setor. E quem ganha com isso, também, são os consumidores que adquirem benefícios e serviços exclusivos para serem usufruídos dentro dos seus respectivos convênios médicos.
A seguir, selecionamos alguns que costumam fazer parte das principais operadoras do país.
Mais do que um serviço de atendimento em saúde, o seu convênio médico pode ter enfoque dedicado à prevenção também.
Operadoras como a Amil já têm esse tipo de diferencial. É uma forma de tornar o plano de saúde em um verdadeiro aliado da promoção de sua saúde e qualidade de vida. E impacta, diretamente, em formas de tornar a vida de cada pessoa ainda melhor.
A Amil, por exemplo, tem convênio com as Drogarias Pacheco e São Paulo. Isso dá aos beneficiários da operadora 30% de desconto na compra de medicamentos e produtos em ambas as redes — e consequentemente esse transforma em boa dose de economia no dia a dia.
Estender a cobertura do plano de saúde pode ser uma possibilidade em determinados planos de saúde. Com a assistência de viagem acionada, você pode tirar férias com mais tranquilidade e ter a certeza de que, diante de uma necessidade, você vai ter o atendimento médico que precisar.
E aí, deu para entender como seguir um passo a passo prático e eficiente para escolher o melhor plano de saúde? Vale lembrar que esse processo deve ser seguido com base exclusiva nas suas necessidades e nos seus objetivos.
Dessa maneira, fica mais fácil eliminar as operadoras e os respectivos planos que pouco agregam ao seu perfil. Deve ter dado também para perceber que a Amil tem benefícios de sobra para os seus clientes, contando com décadas de experiência e um cuidado especial nas tendências do mercado para permanecer entre as principais operadoras do país.
A empresa possui três categorias de planos de saúde: Amil Fácil, Amil Saúde e Amil One. Em cada uma delas, você encontra produtos que podem ter tudo a ver com o que você procura no mercado de saúde suplementar. E nós podemos te ajudar ainda mais a chegar ao serviço ideal.
Tudo o que você precisa fazer é responder algumas perguntas e solicitar uma cotação conosco gratuitamente. Assim, em pouco tempo, enviaremos os melhores planos de saúde com base no seu perfil, tornando a sua pesquisa ainda mais rápida e precisa!